CupCakes

Como fazer essa guloseima fofa

Aprenda receitas de massa básica para os minibolos e como fazer coberturas lindas para decorar os cupcakes

Publicado em 26/03/2010
Glau Gasparetto
Conteúdo do site MdeMulher
Cupcakes com pasta americana
Cupcakes com pasta americana: fofos, deliciosos, práticos, lindos, irresistíveis...
Foto: Cida Souza

Os adjetivos são os mais variados possíveis, mas o resultado é sempre o mesmo: todo mundo se derrete diante de um cupcake. Esse bolinho superfofo vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômicos ou qualquer outro evento que envolva comidinhas que conquistam à primeira vista. E ainda viraram uma alternativa perfeita para presentear.

Tão charmosos e tão práticos: os cupcakes são assim!! É claro que você pode soltar a imaginação e criar as mais diferentes decorações (veja centenas de sugestões no Flickr), mas é superfácil preparar os tais minibolos em casa.

Basicamente, você escolhe a massa básica - pode ser a do bolo de chocolate que você mais gosta ou de cenoura ou de laranja ou alguma das sugestões abaixo - que, depois de preparada, é assada em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas). O importante é colocar uma forminha de papel dentro da de alumínio. Aí é só levar para o forno e esperar a delícia ficar pronta.

Quando o bolinho estiver pronto, a brincadeira na cozinha continua com a decoração. Um recurso muito adotado nesse momento é a pasta americana, feita basicamente com açúcar impalpável, gelatina incolor, glicose e glicerina - calma! Ela também pode ser encontrada pronta em lojas que vendem artigos para festa ou até em supermercados. Merengue, confeitos e chocolatinhos também são muito bem-vindos.
 
E se alguém perguntar, diga que o cupcake tem esse nome porque anos e anos atrás, quando foi inventado, era assado em copos de cerâmica individuais. Outra teoria é que os ingredientes eram medidos também em copos - por isso o termo cupcake.

Segue a baixo os links de algumas receitas dessa gostosura: 


Pasta americana Pasta americana

 

 

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: 

 

Utensílios

Além de alguns utensílios básicos, que você pode já ter na sua cozinha, existem outros que são específicos para fazer cupcakes.


Veja o que você precisa:

Medidores: São essenciais, pois a quantidade de cada ingrediente é importante para que a receitas dêem certo.

Peneira: no caso de alguns ingredientes é bom peneirar antes de acrescentar na massa, para evitar que fiquem pelotas. Na decoração também é usado para confeitar com açúcar de confeiteiro, chocolate em pó ou canela.

Tigelas: É bom ter várias tigelas, já que algumas receitas o preparo é feito em etapas que são misturadas durante o processo.

Espátula ou Pão-Duro: Indispensáveis para misturar os ingredientes complementares na massa e substituem o uso da batedeira no preparo de algumas receitas. Também podem ser usados para fazer e aplicar a cobertura.


Batedeira ou Fouet: Há receitas que pedem o uso da batedeira ou fouet (caso haja paciência e força nos braços), para que os ingredientes básicos sejam misturados, principalmente por causa da manteiga e dos ovos.

Forma de alumínio: Práticas, as formas de alumínio para cupcakes acomodam as forminhas de papel para que a massa asse sem deformações.


Forminhas de papel: Dispensam a necessidade de untar a forma de alumínio e já decoram os cupcakes.



Timer: Auxília no controle do tempo necessário para que os cupcakes assem. Assim você pode se preocupar em fazer mais massa para cupcakes ou coberturas.

Grade: No momento de tirar os cupcakes da forma de alumínio, após estarem assados, a grade é importante para que o cupcake esfrie sem muito contato com a superfície, evitando até que a forminha grude.


Saco de confeiteiro e bicos: O saco de confeiteiro é a ferramenta mais prática para decorar com facilidade, podendo fazer diversos desenhos com o uso dos mais variados bicos, que darão efeito na cobertura.




 

Ingredientes

Cupcakes são os bolinhos mais famosos atualmente. Todo mundo gosta de ver, fazer e se deliciar com eles. Mas para quem é marinheiro de primeira viagem e quer começar a fazer ou aprender um pouco mais sobre cupcakes, vamos passar aqui no blog o receitas, dicas, técnicas e idéias de decoração.


Hoje vamos falar dos ingredientes básicos. Eles são manteiga, farinha, açúcar e ovo. Antes de misturar todos eles, tem algumas coisas que você precisa saber.

Manteiga: deve-se usar sempre manteiga sem sal e em temperatura ambiente, para facilitar na mistura com os outros ingredientes.

Farinha: as farinhas de trigo, tanto com ou sem fermento, são as mais usadas, para fazer cupcakes. Há receitas que são feitas com outras farinhas, como a de rosca, arroz, milho, amêndoa ,castanhas moídas, entre outras. Claro que se for usar farinha sem fermento é preciso acrescentar um pouco de fermento para a massa crescer.

Açúcar: o mais comum é o uso de açúcar refinado, mas como alternativa é possível usar açúcar mascavo, adoçante, mel e xarope de milho, sendo que para o mel e o xarope, normalmente é necessário esquentar um pouco, para ficar com uma consistência mais líquida e fácil de misturar.

Ovos: tentar usar sempre em temperatura ambiente. A função dos ovos, como em qualquer receita de bolo, é de unir todos os outros ingredientes.

Os ingredientes complementares (chocolate, frutas secas, nozes, canela, etc) podem ser colocados como você desejar, trazendo destaque aos seus cupcakes.



Coberturas

O toque final nos cupcakes é a cobertura e a sua decoração. Apesar de serem usadas normalmente as coberturas mais tradicionais, o uso de bico de confeiteiro, corantes e confeitos transformam os cupcakes em obras de arte.

Vamos falar das coberturas mais usadas:

Glacê: é feito basicamente de claras de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Há variações de receitas que falam para usar ao invés de claras o uso de claras pasteurizadas ou clara em pó, ao invés de açúcar de confeiteiro o uso do açúcar impalpável, que pode ser feito em casa misturando amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro, e complementando o suco de limão por ácido cítrico ou substituindo.

lemon_rose_cupcakes_pic3
Buttercream: tem como ingrediente principal a manteiga, como o próprio nome já diz, que batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha, formam uma cobertura bem cremosa. Veja a receita básica de buttercream.

Sugar Free Buttercream

Ganache: geralmente feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal, a cobertura tem uma aparência brilhante e ela é fácil de usar por ter uma consistência mais líquida que endurece após trabalhada.


Pasta Americana: assim como em bolos é usada para decorar cupcakes. Os ingredientes básicos são a gelatina, açúcar impalpável (ou a mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho), água, glucose de milho e gordura hidrogenada (ou manteiga). Ela também é encontrada pronta para uso.


Fondant: essa cobertura é líquida e se assemelha ao glacê pela consistência e opacidade. É feita de açúcar de confeiteiro, leite (ou uma mistura de água e glucose de milho) e manteiga.


Creem Cheese: Inusitado, mas muito gostoso. Batido com açúcar de confeiteiro, o cream cheese fica uma cobertura bem cremosa.

Cream cheese frosting

Brigadeiro: a nossa tradicional receita de leite condensado com chocolate é excelente também para cobertura de cupcakes.


Merengue ou suspiro: as claras batidas em neve com o açúcar fazem uma massa leve e delicada, que pode ser levada ao forno para dourar levemente. Este efeito é obtido também, sem precisar levar ao forno, com o uso de maçarico.



Lemon Meringue Cupcakes

Marshmallow: existem diversas receitas de marshmallow, mas basicamente são feitas com água e açúcar que acompanhados de gelatina incolor, claras, essência de baunilha, cremor tartar e glucose de milho, se transformar nesta cobertura fofa e branquinha.

IMG_4107 copy

Os corantes são indispensáveis para criar a infinita gama de cores que deixam os cupcakes bem coloridos e podem ser usados em absolutamente todas as coberturas. Já as essências, exceto a de baunilha, possuem um uso um pouco mais restrito para que os sabores não briguem, porém podem ser acrescentados em várias receitas de cobertura para ressaltar e/ou complementar o sabor.

Crédito das imagens e conteúdo: Blog Barra Doce, Site MdeMulher, Maisie Fantaisie (Glacê), Domestifluff (Buttercream), Shylah´s Recipes(Ganache), Simply Creative Cakes (Pasta americana), Wilton (Fondant), Kates Kitchen (Cream Cheese), Ana Maria Brogui (Brigadeiro), Martha Stewart (Merengue) e Lisa Michele (Marshmallow).